segunda-feira, 16 de maio de 2011

Para onde vamos ?


Se eu pudesse, escreveria em cada lugar que passo, que a maioria das pessoas fazem as mesmas coisas , e são condicionadas a fazerem as mesmas coisas.
Estamos condicionados a crecser, trabalhar, estudar, casar, comprar uma casa, um carro e morrer ...
Mas me pergunto se isso é padrão de felicidade ou é padrão de condição de tempo.
Talvez isso tudo seja somente um método, um método que vem se aplicando a muito tempo, e por isso, nos é imposto como certo e único.
Quem vive fora dessa padronização de pensamento e conduta, é tido como alienígena e louco.
Mas e seu não quiser comprar essa idéia de mundo falido.
Não vejos entido em somente crescer, trabalhar, estudar, casar, comprar uma casa, um carro e morrer, talvez haja algo mais, algo mais sentido.
É certo que isso deve ser agradável e confortável, mas não acredito que isso traga satisfação, de forma nenhuma.
vejo pessoas com filhos, tristes e felizes, vejo pessoas casadas, tristes e felizes , realizadas, aprisionadas, contentes , conformadas...os sentimentos são diferentes.
Mas se olharmos para o mundo, para os padrões de ação, as motivações pessoais, sinceramente, não são satisfatórias. São ilusórias, isso sim, possui uma máscara de que algo super maravilhoso.
Mas somente fazer o que o mundo pede, ou talvez não fazer o que o mundo pede, seja igual. A diferença talvez esteja no posicionamento, na motivação, no "porque " de fazer as coisas.
A própria idéia de trabalho e de sobreviver, ela é meio confusa, pois trabalho quer dizer que é "algo que faço para produzir algo útil" , ou seja, tirar o meu sustento e minha capacidade de estruturação. Mas hoje isso é possível? È possível se sustentar ?
Com os autos índices de impostos e taxas que nem sabemos o porque pagamos, conseguimos nos manter com 1 salário mínimo? Trabalhar para ganhar 1 salário mínimo?
Isso com certeza não é trabalho! Isso é escravidão !
Mas o que fazer então , como fazer para sair de um sistema que não somente é contraditório e ilusório mas que nos impõem as tais obrigações e que não nos dá a capacidade de sermos felizes ou satisfeitos? Comos erá os modelos alternativos de conseguir sobreviver.
Modelos alternativos de sobrevivência na atualidade não são mais discussões de ramificações políticas, mas sim a necessário a todos.
Devemos pensar como iremos sobreviver e por que iremos sobreviver.
Chegou o tempo em que teremso que pensar o "porque das coisas" .
Mas enquanto a maioria ruma em direção ao senso comum, tem de haver uma forma de achar uma solução para nossos problemas sustentáveis, sociais, éticos, e políticos.
Não falo de guerra, nem de disputas, falo de começar a enxergar o mundo como uma grande família, uma grande casa (Oikos), e que a vida tem um sentido em si mesma, mesmo com a nossa capacidade de construir valores e medidas.
Devemos tomar caminhos e direções que nos levem a ver a situação que estamos e que possamos construir algo diferente para nós mesmos.
Não é uma visão religiosa, nem política, e mesmo que seja utópica, deve ser idealizada e refletida.
Para onde vamos, para onde iremos ?
Se somos seres racionais, por que não fazer uso da razão ?
Porque não ser utópíco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário