segunda-feira, 25 de outubro de 2010

LIBERDADE


Liberdade é algo que sempre buscamos quando diretamente nos damos por conta de quem somos e o que a vida representa para nós.
Quando descubrimos quem somos e do que somos capazes de fazer e de realizar, partimos rumo a liberdade. Mas sinceramente, o que é liberdade ? O que ela representa para nós ?
Filosoficamente falando, no verdadeiro sentido epistemológico ( a filosofia tem dessas palavras assim!) , quer expressar a total liberdade da espontaniedade do ser racional (humano), sua independência e autonomia, sem ter que gerar alguma espécie de submissão, servidão e determinação...
È algo que todos querem , e algo que qualquer um pagaria qualquer preço para obtê-la, pois significa a capacidade de agir e ser como bem intender, sem ter que dever satisfações para quem quer que seja.
Liberdade pode ser a independência dos Estados Unidos da América (1776), queda do muro de Berlim (1889) que deu fim a divisão feita na Europa , pode ser a carteira de motorista ou um cartão de crédito , mas o que verdadeiramente liberta o homem ?
Sinceramente, observando o contexto político, econômico, social e cultural , somos livres ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário