quarta-feira, 29 de junho de 2011

Jesus








O que dizer sobre Jesus ? O que dizer dessa personalidade que nos remete a circunstâncias tão adversas e mesmo tempo, tão sinônimas ?
Podemos dizer qualquer coisa sobre esse cara , e até podemos tratá-lo assim mesmo, “cara”!
E não querendo dizer nada mais, podemos dizer também que Ele (ou “ele”), foi qualquer um , assim como somos qualquer um (a).
E talvez poderemos dizer que Ele foi um profeta, e assim como os muçulmanos, dizer que na hora da crucificação, substituíram ele por Judas....então foi Judas que morreu pela humanidade.






Podemos recriá-lo a uma imagem bizantina, aquela típica do Império Bizantino, um tanto quanto romântico e desfigurado.
Mas acho que ele fica mais importante pintado por Rembrandt...e ficaria mágico sim se fosse pintado por Dalí.
Podemos dizer como certos autores que quiseram ganhar dinheiro, que Ele teve noites de delícias e prazeres com Maria Madalena ( E a Bíblia fala que ela era pecadora, e não prostituta!) e que tiveram filhos...e até casa na praia.






Podemos até fazer perfis “fake” para Ele nas páginas de redes sociais, mas ele será, por si só, significante , talvez felizmente, ou infelizmente.
Os puritanos, certo do que estou falando, irão recriá-lo com um “círculo” branco na cabeça, quase que em uma bolha de ar, intocável, recitando mantras e curando asas de pássaros feridas por causa de quedas do ninho. Assim como sempre tenta com a humanidade.








Mas o que na verdade eu compreendo nas Escrituras, é que Jesus não é um Robô, nem “Achmed o terrorista” , nem nenhuma mitologia nórdica para explicar as funções e disfunções psíquicas da humanidade, e nem muito menos uma teoria.
Não é preciso comprovações científicas para chegar a essa dedução. Perceba que alguns caras andaram com ele ! Como sei ? Eles apostaram as suas vidas ! E o que ganharam ? Cabeças cortadas, peles esfaceladas, membros mutilados, escalpelados, traídos, devorados e destruídos.








Aí eu me pergunto : “ Até quanto vale uma mentira?”
Alguma coisa eles viram em Jesus!
E me pego nesses instante, nas minhas meditações em cima dele.










Não falo das multiplicações dos pães e dos peixes, nem das curas, nem dos passeios por cima dos mares do Galiléia a pé, nem das transfigurações de Moisés e Elias, nem quando Ele ressuscitou Lázaro, não, nenhuma dessas maravilhas, por que isso, já sabemos que qualquer fé pode fazer, mas falo dos momentos de choro, de alegria, de transformar água em vinho para a festa continuar, das conversas com as mulheres (desvalorizadas na época) , quando pegava as crianças no colo, quando andava com os mendigos, com os leprosos, com os cegos, com os ricos psicológicamente esquizofrênicos e dementes por poder, com os pobres que viviam à margem da sociedade, com os coxos e aleijados, com os governadores, com os traidores que le beijaram a face e comiam pão com ele a mesma mesa , e na cruz, posto ao lado de dois criminosos, não perdeu o carinho e o amor, mas na verdade, se mostrou o mesmo de sempre...esteve com os derrotados e fracassados a todo momento.




E infelizmente para alguns, Cristo é uma forma de ganhar dinheiro.
Sabe como? Dizem que a Graça é de graça, que Cristo morreu por você, levou seus pecados ...mas você tem uma dívida eterna com ele de 10% a cada mês! Cômico, Irônico ou repulsivo ?






E tem várias outras besteiras acerca dessa mesma personalidade. Alguns dizem que não existiu, alguns dizem que Ele foi até um "Power Ranger", alguns dizem que era um camponês, para alguns um revolucionário marxista, para alguns uma força da natureza, para alguns não foi ninguém...e para alguns, já foi alguém !
E para você, quem foi Jesus ?








Eu na acredito em Cristo por Ele ser Cristo, mas acredito em Cristo, por Ele ter sido igual a mim.


Seu irmão,

Samuka


( Ao som de: Amy WineHouse - You Know I´m No Good )

Um comentário:

  1. VAI TOMAR NO CU VCS TUDINHO BANDO DE ARROMBADO, COMO VCS FAS ISSO COM A IMAGEM DE CRISTO?

    ResponderExcluir