quarta-feira, 27 de abril de 2011

Apóstolo bom é apóstolo morto!


Hoje, há muitos homens que se intitulam "apóstolos", e por certa equivocação, caem na graça de um povo que precisa de ídolos e de muletas para que possam exercer a sua fé em Deus.
Esses homens a quem eu me refiro, fazem parte de um cristianismo distante do evangelho, totalmente descontextualizado e que gera um grande mercado, e desse mercado, pessoas e mais pessoas aderem a esse marketing e assim há , a reprodução desse tal cristianismo. Cristianismo que na maioria das vezes não possue o evangelho como base, mas sim o antigo testamento. Cristianismo capenga, que não possui Cristo e nem a pessoas como centro, cristianismo mercenário, que move as relações mais importantes (relacionamento, comunhão..) como se fossem peças de xadrez. O que o Reino de Deus tem de mais importante são as relações e somente atravé de um Evangelho bem exercido é possível se estabelecer relacionamentos.
Não sou contra o Antigo Testamento, pelo contrário, ele é a simplesmente a sombra das coisas que viriam com Cristo, e seu valor espiritual e moral é totalmente válido, por isso, creio, que é da vontade de Deus que ele ainda seja crido e anunciado.
Mas onde está o problema então ? O problema está na idéia de esconder o Novo Testamento, pois pelo Novo testamento, preste bem a atenção, não seria possível possível justificar muitas das falcatruas espirituais que se faz com o povo de Deus!
O Antigo Testamento, por ser mais simbólico, sacrificial, ritualístico e cabal no sentido doutrinário e litúrgico, justifica e testifica muito mais as indulgências que a Igreja Evangélica Pós-Moderna inventou para a contemporaneidade.
E por qual mecanismo essas "quimeras" e "macumbas" são justificadas? Por um líder espiritual !
A presença de um líder hoje é muito forte. Sempre esteve presente nos grupos sociais dos homens, o líder guerreiro, o Ilkum, o Filósofo, o Mestre, o Pajé, o Guru, o Faraó,o Senhor Feudal, e essa autoridade endeusada sempre deu sentido , para exploração do homem.
A igreja evangélica inventou o seu, e é através do Apóstolo, que ela vem dominando o imaginário social de seus fiéis. é lógico que também existe hoje, na igreja evangélica o patriarca, mas isso é outro assunto.
Faremos uma breve pincelada nesse assunto, pois ele é demais angustiante e irritante para mim, e dará sim , grandes assuntos para serem discutidos. Vamos então para o significado da palavra Apóstolo.
A palavra Apóstolo, vem do grego Koiné, o grego falado na época de Jesus, o grego que facilitou o avanço helenístico da época, e por isso, de grande facilidade na época.
Apóstolo,apostolai ou ἀπόστολος, significa "enviado", e por isso, os discípulos de Jesus foram chamados de Apóstolos, pois foram enviados para fazer a obra. Depois que viveram ao lado de Jesus por 3 anos, saíram pelo mundo e morreram pregando o evangelho.
O apóstolo era aquele que conquistava a confiança dos demais da comunidade dos santos, e representava o evangelho como um soldado que parte para a guerra, sem a certeza de retornar , mas com a certeza de honrar o seu rei.
Na visão de um Pastor amigo meu, Apóstolo é nada mais, nada menos , do que um missionário! Engraçado não acham ? porque na verdade, sempre nos ensinam, distante do evangelho, que apósotlo é aquele líder, acima até mesmo do profeta, e que dita as regras para que sejam cumpridas.
Apóstolo, é o missionário, o pregador que sai pelo mundo, estabelecendo igrejas, convertendo pessoas, batizando pessoas, cumprindo o "ide" de Marcos 16:15.
Veja a vida do Apóstolo Paulo (São Paulo), o que ele fazia?
Ele fundou uma igreja evangélica super poderosa nos lugares em que passou ?
Os apóstolos vão morrer de raiva quando lerem isso, mas é a mais pura verdade.
Você já leu na bíblia, Jesus dizendo para seus apóstolos para ficarem dentro de suas igrejas, trancados, presos pela liturgia, enriquecendo, engordando e escondidos atrás de um púlpito? Acho que não.
Olhe para a vida dos apóstolos, Pedro, crucificado de cabeça para baixo, André , em uma cruz em forma de X, e alguns esfolados vivos, com cordas nos pescoços, arrastados pelas ruas , enjustiçados....
Que Apóstolos!
Não existem mais apóstolos como antigamente, não existem mais missionários como antigamente.
Será que algum "apóstolo" de hoje se atreve a ser chamado de missionário ? Aceitaria ser chamado de missonário por suas ovelhas? Ou o significado de seu ministério está na potência fonética do pronunciar de seu nome juntamente com "Apóstolo" ? Desafie um apóstolo que você conhece!
Oro para que esses nomeados apótolos parem de engordar e enriquecer, e exerçam um ato "apostólico-profético" de dar pelo menos um prato de comida para um morador de rua...

Sinceramente mano, apóstolo bom é apóstolo morto!
(Continua!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário