segunda-feira, 13 de setembro de 2010

:: Rótulos ::


Rótulos , segundo a Wikipédia , é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita em sua "Embalagem ".
Segundo o Dicionário Aurélio , é uma peça , geralmente de papel , com inscrição ou letreiro que informa sobre o objeto em que é fixada , pode também ter "etiqueta" como significado .
Ou seja , o rótulo , ou os rótulos , servem para que os consumidores possam ter certas informações sobre o produto que estão consumindo ou ingerindo , pode ser a classificação , se é Diet ou Light , se é líquido ou sólido , se está na validade , enfim , se serve ou não .
Mas por mas que o rótulo , expresse da forma mais simplificada e certa sobre o produto , nada substitui a prática , experimentar o produto para saber se realmente é bom ou ruim .
Por exemplo , o rótulo da embalagem de um chocolate poderá até me informar se ele possui muitas calorias , mas só experimentando é que saberei se é bom ou não !
Não adianta ser caro , ter embalagem bonita , não quero saber se engorda ou se é Light , eu quero é comer , experimentar!
Fazendo essa pequena introdução , quero entrar em um assunto que tenho refletido muito.
Tenho percebido que nós , homens , mulheres , humanidade , rotulamos não só os produtos , mas a nós mesmos , deixando assim de nos valorizarmos e desvalorizar os outros como pessoas , para assumir uma postura de produtos !
Veja as guerras que acontecem , a brigas , as cisões !
Sabe porque acontecem ? Por causa dos rótulos!
Uns possuem rótulos de muçulmanos , outros de capitalistas norte-americanos , e como um consumidor que despreza o produto na pratileira do supermercado , por não estar dentro da validade , descartamos uns aos outros!
Quando dizemos que somos protestantes , hindus , espíritas , vegetarianos , homossexuais , heteros , gremistas , colorados , pentecostais ou não , budistas , rappers , emos , uns gostam de açucar , outros de adoçantes , comunistas , capitalistas , de esquerda ou direita , branco , preto , amarelo , índio , nos limitamos , nos fechamos em fronteiras , por medo , por covardia , por hipocrisia ou por ignorância ...
Mulheres não podem dirigir , Negros não podem ser políticos , político é ladrão , são rótulos que expressam nossa fragilidade de consciência , são resquícios de que nossa civilização tão evoluída tecnologicamente não mudou nada , ainda é parecido com os sistemas de castas , patriarcais e primitivos , que desprezavam o deficiente físico , o que era diferente !
Quando chego em algum lugar , e as minha tatuagens aparecem , ou meus alargadores , ou quando sabem que você acredita em Jesus , as pessoas mudam , te olham estranho , de canto de olho ...pois o diferente é rotulado de rebelde , de verme ...como diria Augusto Comte , o criador do Positivismo , um "parasita".
Como ser humano , não quero rotular ninguém ...pois não quero nenhum rótulo !
Naõ quero ser protestante , ou católico , ou puritano , ou quaker .. ou Underground!
Quero me permitir ser aquilo que Deus quer que eu seja !
Deixemos os rótulos de lado ...
Eles não servem para muita coisa .
Eu não sou um produto em uma pratileira ...você é ?

Um comentário:

  1. amei teu post samuel , muito legal , e ótimas palavras !! o pai gosto bastante tbm aki !! continua escrevendo assim ! Deus semre lhe abençõe e te capacite mais pra sua obra ! abração , da Fran !

    ResponderExcluir