quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Quem Aqui Quer Um Profeta ?










No livro de Juízes, um dos livros históricos bíblicos, é relatado que o Espírito de Deus se "apossava" de Sansão.
E outras palavras, Sansão "encorporava" Deus !

Foda demais isso não acha ?

Eu acho.

Chego a imaginar a cena. Como se fosse um filme hollywoodiano, onde Sansão fosse uma espécie de mercenário israelita, com a força de "Hulk".

Sansão, tomado por Deus, quebrando tudo, despedaçando tudo.

De igual forma, muitos homens foram usados de forma destruidora por Deus. Reis, pastores(literalmente), juízes, patriarcas e etc.

Mas Deus , em especial, usava de forma predileta seres sobrenaturais e loucos chamados profetas.

Profeta, é todo aquele chamado por Deus, de forma radical, para cumprir em tempo determinado ou indeterminado, certas tarefas onde homens "comuns" nunca fariam. Em poucas palavras , o profeta era um cara fora da lei, um marginal.


Dentre os mesmos, há demasiados jeitos e modos que os profetas agiram em prol do Reino revelado através da Palavra de Deus, chamada tecnicamente de profecia.

O grande problema é que, hoje , a visão que se tem de "profeta" é totalmente distorcida, pois, o profeta, não é um poeta ou um palestrante, ele não usa palavra de autoajuda e nem muito menos ironias. O profeta, é direto, não é subjetivo, pois nele está, a direção contestadora de Deus em direção aos homens e mulheres.

O profeta, didaticamente falando, empresta a "boca" para Deus, e fala, conforme está no coração de Deus.

Pode parecer doideira, mas é assim que se detecta um profeta.


Um profeta, é um inimigo político. Vários foram os homens que foram perseguidos por líderes e autoridades contemporâneos seus, por causa que nessas figuras peculiares, a verdade (segundo a ótica de Deus)emanava constantemente.

Muitos foram perseguidos por tentarem agradar a Deus e desagradarem a visão cultural e legal de determinado povo.

Mas onde está o "romantismo" do profeta ? Onde está a real importância da existência de um profeta para Deus e para o povo ?


No livro do profeta Amós, capítulo 3 versículo 7, o relato é claro : "Certamente que o Senhor não fará coisa alguma, sem antes ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas."

Deus, tem uma paixão por esses caras, porque eles são audaciosos e possuem neles, contida, a direção divina. Os profetas, são os homens ou as mulheres que levarão em si os "trilhos" para o trem andar corretamente.

Isso é muito interessante e angustiante, porque um profeta, é a prova de que Deus ainda fala, de que o Reino ainda está vivo e de que a humanidade pode se sintonizar com Deus.

O lado doido e insano do profeta, ou da profetiza, é que geralmente sempre há um atrito entre Deus e o meio em que o mesmo vive, e o profeta, jamais tenderá para o lado contrário á Deus. Nunca. Mesmo que sofra, mesmo que morra. Mesmo que que seja trucidado.

O profeta é um homem de Deus. Mas também é um inimigo político, um cara mal quisto, aquele cara que estraga a festa...

O profeta é o mal necessário.

O profeta é a última resistência quando todos se dobram `a Babilônia.



Quem aqui quer um profeta ?





Samuka.




(Ao som de "Rodox - Tres Reis")

Nenhum comentário:

Postar um comentário