quarta-feira, 27 de abril de 2011

Apóstolo bom é apóstolo morto!


Hoje, há muitos homens que se intitulam "apóstolos", e por certa equivocação, caem na graça de um povo que precisa de ídolos e de muletas para que possam exercer a sua fé em Deus.
Esses homens a quem eu me refiro, fazem parte de um cristianismo distante do evangelho, totalmente descontextualizado e que gera um grande mercado, e desse mercado, pessoas e mais pessoas aderem a esse marketing e assim há , a reprodução desse tal cristianismo. Cristianismo que na maioria das vezes não possue o evangelho como base, mas sim o antigo testamento. Cristianismo capenga, que não possui Cristo e nem a pessoas como centro, cristianismo mercenário, que move as relações mais importantes (relacionamento, comunhão..) como se fossem peças de xadrez. O que o Reino de Deus tem de mais importante são as relações e somente atravé de um Evangelho bem exercido é possível se estabelecer relacionamentos.
Não sou contra o Antigo Testamento, pelo contrário, ele é a simplesmente a sombra das coisas que viriam com Cristo, e seu valor espiritual e moral é totalmente válido, por isso, creio, que é da vontade de Deus que ele ainda seja crido e anunciado.
Mas onde está o problema então ? O problema está na idéia de esconder o Novo Testamento, pois pelo Novo testamento, preste bem a atenção, não seria possível possível justificar muitas das falcatruas espirituais que se faz com o povo de Deus!
O Antigo Testamento, por ser mais simbólico, sacrificial, ritualístico e cabal no sentido doutrinário e litúrgico, justifica e testifica muito mais as indulgências que a Igreja Evangélica Pós-Moderna inventou para a contemporaneidade.
E por qual mecanismo essas "quimeras" e "macumbas" são justificadas? Por um líder espiritual !
A presença de um líder hoje é muito forte. Sempre esteve presente nos grupos sociais dos homens, o líder guerreiro, o Ilkum, o Filósofo, o Mestre, o Pajé, o Guru, o Faraó,o Senhor Feudal, e essa autoridade endeusada sempre deu sentido , para exploração do homem.
A igreja evangélica inventou o seu, e é através do Apóstolo, que ela vem dominando o imaginário social de seus fiéis. é lógico que também existe hoje, na igreja evangélica o patriarca, mas isso é outro assunto.
Faremos uma breve pincelada nesse assunto, pois ele é demais angustiante e irritante para mim, e dará sim , grandes assuntos para serem discutidos. Vamos então para o significado da palavra Apóstolo.
A palavra Apóstolo, vem do grego Koiné, o grego falado na época de Jesus, o grego que facilitou o avanço helenístico da época, e por isso, de grande facilidade na época.
Apóstolo,apostolai ou ἀπόστολος, significa "enviado", e por isso, os discípulos de Jesus foram chamados de Apóstolos, pois foram enviados para fazer a obra. Depois que viveram ao lado de Jesus por 3 anos, saíram pelo mundo e morreram pregando o evangelho.
O apóstolo era aquele que conquistava a confiança dos demais da comunidade dos santos, e representava o evangelho como um soldado que parte para a guerra, sem a certeza de retornar , mas com a certeza de honrar o seu rei.
Na visão de um Pastor amigo meu, Apóstolo é nada mais, nada menos , do que um missionário! Engraçado não acham ? porque na verdade, sempre nos ensinam, distante do evangelho, que apósotlo é aquele líder, acima até mesmo do profeta, e que dita as regras para que sejam cumpridas.
Apóstolo, é o missionário, o pregador que sai pelo mundo, estabelecendo igrejas, convertendo pessoas, batizando pessoas, cumprindo o "ide" de Marcos 16:15.
Veja a vida do Apóstolo Paulo (São Paulo), o que ele fazia?
Ele fundou uma igreja evangélica super poderosa nos lugares em que passou ?
Os apóstolos vão morrer de raiva quando lerem isso, mas é a mais pura verdade.
Você já leu na bíblia, Jesus dizendo para seus apóstolos para ficarem dentro de suas igrejas, trancados, presos pela liturgia, enriquecendo, engordando e escondidos atrás de um púlpito? Acho que não.
Olhe para a vida dos apóstolos, Pedro, crucificado de cabeça para baixo, André , em uma cruz em forma de X, e alguns esfolados vivos, com cordas nos pescoços, arrastados pelas ruas , enjustiçados....
Que Apóstolos!
Não existem mais apóstolos como antigamente, não existem mais missionários como antigamente.
Será que algum "apóstolo" de hoje se atreve a ser chamado de missionário ? Aceitaria ser chamado de missonário por suas ovelhas? Ou o significado de seu ministério está na potência fonética do pronunciar de seu nome juntamente com "Apóstolo" ? Desafie um apóstolo que você conhece!
Oro para que esses nomeados apótolos parem de engordar e enriquecer, e exerçam um ato "apostólico-profético" de dar pelo menos um prato de comida para um morador de rua...

Sinceramente mano, apóstolo bom é apóstolo morto!
(Continua!)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Xilograças


Através de um facebook de um amigão aí, fui inspirado a me expressar dessa forma agora, tirinhas, xilogravuras e quadrinhos...
Aproveitando o espaço pós-moderno da internet, estarei postando algumas dessas imagens com um sentido bem contextualizado e particular em minhas páginas de relacionamento...
Peço desculpas, pois em algumas talvez eu pegue bem pesado...mas as vezes a arte denuncia , e denúncia é algo bem explícido!
Abraço.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Oxigenação Temporal


Desde o dia que entrei pela primeira vez em uma igreja evangélica, lá no ano de 2003, e quando comecei a ouvir as primeiras palavras da fé, lembro que junto comigo , alguns caras foram visitar a igreja. No memso dia, ou melhor na mesma noite.
Daqueles caras que foram visitar aquela noite a igreja ( contando comigo, eram uns 12 caras, lembro bem de cada um).
Nesse tempo todo, somente eu permaneci.
Me pergunto as vezes e as vezes em minha intimidade, pergunto à Deus, de o porque que somente eu permaneci? Não me gloriando, pois se permaneci , é porque a Graça de Deus, me manteve , mas porque?
Onde estão esses caras ? E onde estão muitos irmãos que eram contemporâneos meus naquela época?
Indas e vindas, derrotas e vitórias, lembro que poucas vezes esfriei e sai do caminho.
Uma dessas "desviadas" que tive, foi ano passado, que por enlance de amizades e afeições, perdi 1 ano de minha vida , confinado dentro de uma "congregaçãO", cantando para as paredes, pregando algumas vezes, participando de festinahs temáticas, pula-pulas e outras coisinhas , programaçãozinhas que literalmente Oxigenam a fé.
Não sei se estou sendo radical, mas de uma hora para outra, percebi que estava perdendo meu tempo.
Brincando de "ministro" dentro de 4 paredes...que nojo!
Cara, e penso sinceramente naquilo que Cristo pregou, fez , sofreu e planejou para mim !
Não estou falando das coisas boas, por que eu não quero um casamento perfeito, nem um corpo perfeito, nem um carro perfeito, nem uma vida perfeita, Deus que me livre, mas quero padecer e sempre ter certeza da presença de Deus na minha vida.
Não quero que a história conte a minha história, mas quero sim , ser conhecido pelo Diabo e por Deus !
Deus, por que me ama, e o diabo porque me odeia!
E dentro desse meu pensamento quase que mulçumano xiita , venho regrado psicológicamente minha vida .
E dentro desse meu pensamento , tenho tentado chegar cada vez mais a Cristo.
Tenho por vezes , pecado e com certeza, consequentemente sido escravo de meus impulsos, por vezes , obtendo a vitória de forma surpreendente!
E nessa mais latejante guerra, tenho percebido Aba comigo...tenho me entregado nessa loucura de evangelho.
Como se fosse um precipício, tenho me jogado nas profundezas do coração de Deus, e como fala a canção da "Livres Para Adorar" , tenho cantado e desejado " Eu amo o Seu coração..." .
E nessas profundezas que tenho conseguido chegar, tenho por vezes me perdido, aoponto de quase não voltar ao meu mundo.
Tenho meus sonhos sim , e eles estão dentro dos meus bolsos, dentro do meu tubo de pasta de dente, pela minhas páginas de relacionamento virtual, anotadas em cadernetas, em diários, em papéis colados no espelho de meu banheiro e cara, tenho por vezes me sufocado na presença de Deus, que quase não consigo voltar a sonhar os meus sonhos!
Como falo para meus amigos e mais chegados irmãos, " Um dia iremos acordar e ver que tudo não passou de um sonho!" , e creio nisso mesmo.
Mas sinceramente, não creio na oxigenação da religião, na oxigenação da visão "tal" e nem nos churrascos de domingo, e nem nos livros empoeirados de uma pratileira de uma biblioteca secular...
Podem até servir para algo, mas não para se chegar diante de Deus!
Se um dia Deus me der a capacidade de ter filhos, quero muito que eles sejam aficcionados por Deus, mas jamais, quero que eles conheçam a religião, e aprendam a servir a Deus da forma limitada que aprendi ...não!
Tenho lutado, e só Deus sabe, para tentar discernir o que é de Deus e o que é do homem! Elas estão misturadas , porque temos praticado coisas a séculos, coisas que achamos que são normais e reais, mas não são!
Como falava para um amigo hoje, pelo messenger , acho que das coisas que o homem pratica e que são puras e verdadeiras são o casamento, o estudo e o trabalho, o resto , é tudo ritual, tradição, fobia e muleta emocional....conversa pra boi dormir!
Posso não saber de muita coisa, aliás, tento saber um pouco de tudo , e não tudo de uma coisa só, portanto , tenho percebido que nesse tempo de consciência cristã( ou quase), não precisei de oxigenação de forma racional!
Sinceramente, penso que o tempo das festinahs acabaram ....
Existe uma guerra a ser travada, e eu só espero, só queria estar no monte da transfiguração com Jesus, para ver Moisés e Elias , e não duvidar de mais nada .
Mas se Pedro estava lá com Jesus, e viu Moisés e Elias , e mesmo assim negou Jesus 3 vezes , quem me garante que não poderei cair na valeta do pensamento humano ?
Quem me dera ser como Abellardo, que no livro "Nephilim" do Caio Fábio, teve um sincera conversa com Enoque , e ele , por mandato de Deus , revelou-le coisas profundas....quem dera.
Mas sinceramente , se um dia o Senhor me disser: " Aparta-te de mim , e te afoga no fogo eterno!" , eu poderei dizer, sim poderei : "-Senhor, irei sim para o inferno, mas nunca precisei de oxigenação emocional e nem temporal, para quaisquer das coisas que fiz !"
Jesus é meu Salvador e Senhor, não a minha muleta, nem cartão de crédito, nem meu para-quédas e muito menos , um tubo de oxigênio !

Nos dias de hoje...


Fico imaginando sinceramente, onde Jesus estaria, por onde ele faria sua missão , onde exerceria o seu ministério.
No meio de uma liturgia contemporânea, que não existe meio termo, ou é carnal demais, ou préhistórica demais, não sei como Ele se comportaria.
O cristo, aquele que em um ato de rebeldia quebrou o templo abaixo da porrada, aquele que dava respostas totalmente sem tolerãncia aos religiosos farisaicos, aquele que dizia que não iria sobrar pedras sobre pedras da religião judaica...por onde estaria ?
Estaria quem sabe, em um Pub de esquina, em Londres , tomando uma Heinnekken bem gelada ouvindo BritPop (U2,ColdPlay,Delirious ?)em algum bairro Underground?
Estaria em algum mosteiro nas altitudes no Tibet, junto aqueles mmonges de cabeça raspada , soletrando mantras e quase entrando em Nirvana ?
Quem sabe estaria no Rio de Janeiro, na gafiera , em uma roda de samba, picadinho e "loira gelada" ?
Ou estaria entre as ilhas da Oceania, no meio do Pacíifco, nos meio das tribos riscando seu corpo , com tatuagens milenares para ser quem sabe o próximo líder tribal ?
Estaria quem sabe assistindo a algum espetáculo de ballet em Moscow ?
Estaria quem sabe em Hollywood escrevendo mais um roteiro de filme para adolescentes fúteis , com super bilheterias ?
Estaria ele escondido com Osama Bin Laden até hoje , em alguma montanha rochosa pelo Afeganistão?
Ou estaria ele na Rua Augusta, pagando um "programa" para uma prostituta só pra ela poder dar leite com nescau para seu filho pela manhã ?
Estaria ele deitado em alguma rua de nossas cidades em um papelão úmido ?
Estaria ele nos presídios, com os maiores estupradores, assassinos e inocentes do mundo ( acredite, lá tem gente inocente ) ?
Estaria ele em uma missa, culto, centro de mesa, saravá , jogo do copo ?
Não sei, mas se Ele pode estar em qualquer um desses lugares, Ele com certeza pode nascer dentro de mim , todos os dias !