sábado, 24 de dezembro de 2011

Os Dois Fundamentos






A história da humanidade, se divide em duas. Aqueles que construíram a sua “casa” na pedra, na rocha, e aqueles que construíram a sua “casa”, na areia. Nessa história, a “casa” é a nossa existência, nosso ser, nossa essência, ou seja, tudo aquilo que nos construiu e nos constrói como seres, e os solos, sendo assim, a areia e a pedra, são a podridão e a verdade.
Jesus, a muito tempo atrás, em um de seus sermões mais lindos e mais significantes, no sermão da montanha, que influenciou até mesmo o prórpio budismo, nos fala sobre essa “casa”, e nesses dois tipos de solo.
Todos os grandes homens desse mundo, que viveram e que passaram por essa terra, se preocuparam muito em construri coisas para si, na idéia de que os homens , se lembrariam deles com o passar dos séculos. Esses mesmos homens, construíram pirâmides, mausoléus, estátuas, esfinges, estelas e muitos prédios que refletiram o tamanho do seus poderes sobre os homens e sobre certo povo. E muitas dessas construções, estavam firmadas e levantadas em cima de mentiras, violências, explorações, guerras, vaidades e todas as doenças que um ser humano pode criar a partir de uma idéia de insatisfação, maldade e injustiça. Assim se construiu muitas coisas que temos hoje como maravilhas da humanidade.
A grande verdade, é que esses homens, Faraós, Napoleão, Hitler, Mussolini, Franco, Xerxes, Alexandre e outros mais, precisaram construir essas coisas, porque estavam vazios por dentro, ou precisavam esconder as suas fraquezas e futilidades, com a tentativa de se engrandecerem acima de outros e se eternizarem a si próprios.
Na época de Jesus, existiu um camarada muito “bacana” e “simpático” chamado Herodes. Herodes, era um governador super poderoso e inteligente, mas era completamente doente, hipocondríaco, esquizofrênico e cheio de fobias. Com todo o seu poder, através de loucuras de intrigas, matou todos os filhos, fez alguns se matarem, jogando uns contra os outros, matou a mulher a quem tanto amava, matou o seu irmão, para ficar com a sua mulher, e satisfazer seu desejo de posse e também matou um cara chamado João Batista.
Tudo o que Herodes faziam, escorria para seus pés. As mortes violentas, as mentiras, morte de sonhos e sentimentos que ele mesmo fez, sua arrogância, suas brutalidades, suas violências, omissões como governante. Tudo isso, aumentava o peso da balança que julgaria ele mesmo. Herodes fez para si, um alicerce orgânico podre, onde ele cada vez mais se afundava e não conseguia se libertar.
Herodes caiu, suas mentiras, suas loucuras, suas vaidades. Os prédios que ele construiu e morou sem paz, alguns pedaços, ainda estão de pé. Teve uma vida desgraçada, causou injustiças e com certeza, não teve um dia de paz.
Hoje, as pessoas sofrem dos mesmos problemas de insanidade e loucura, e estão construindo para si, uma valeta de pesadelos, e tentam também puxar para junto da destruição, quem poder puxar. São cheias de mágoas, de traumas, de preconceitos, infelicidades, de subterfúgios, de mentira, de máscaras, de pesadelos e fobias. Não conseguem nem dormir, por causa que não conseguem ver a si mesmo satisfeitas e muito menos quem estiver ao redor. Em outras palavras são Herodes, precisam de um bom psicólogo, um bom divã, bons remédios e bons tratamentos aliados a boas doses de ensinamentos de Cristo.
Essas pessoas, precisam de ajuda, de socorro, porque o bueiro aonde estão caindo, se chama justiça eterna, e quanto antes poderem se dar de conta de sua própria loucura, melhor será.
Finalmente, existe 2 firmamentos, alicerces e bases para que possamos construir nossas “casas”. Qual é o seu alicerce ?
Lembre-se que, quem está firmado na justiça, na busca pela verdade, no carinho, na paz, na não-violância, na busca pelo tratamento de seu ser e existência e deixa de lado as doenças da alma como vaidade, mentiras e tudo aquilo que traz intriga e desarmonia, está começando a firmar a sua casa na pedra.
Aos que querem construir na areia, lembre-se que a areia, junto à chuva, a umidade e a tempestade, se transforma em barro, lodo, lama e até mesmo, em areia movediça !

Construa a sua casa na pedra ! (Mateus 7 : 24-27)

Samuka.



(Imagem : Hitler e Mussolini)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. (observação de geólogo chato da terra santa:) Lembrando que, para alcancar a rocha, você precisa cavar mais fundo que o normal. Onde vc estiver, vc precisa de profundidade para se firmar seu alicerece na rocha.

    Amei essa manolito o/

    ResponderExcluir