quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Esse Negócio de RELIGIÃO.









Esse negócio de religião, para que serve ? Para que serve além de fazer com que os que tem barba comprida briguem com os que não tem barba ? Para que serve além de fazer os que tem um "livro" brigar com os que tem "2 livros" ?
A grande verdade é que gostamos de nos esconder no meio de subterfúgios. Adoramos as ideias simbólicas sobre tudo. Cerimônias, rituais e fetiches.
Como escreveu Adam Smith "O Homem é um animal que faz barganhas". Completando, diria que é um animal que faz barbaridades e atrocidades. Mas tudo bem , tá tudo certo, matamos em nome de Deus, como diz aquela música do Pearl Jam. Mas que Deus é esse ?

Esse troço de religião é máscara. Na minha opinião, é a mais frágil estrutura do homo sapiens. Ou como escreveria Foucault , desde que o homem foi inventado. E nesse ínterim, percebemos que essa carcaça religiosa é podre, como está narrado nos evangelhos (Mateus 23:25). Tentamos sempre nos justificar, para que assim, nossas atrocidades tenham uma suavização.

Esse negócio de religião existe, porque não sabemos dividir nosso prato de comida. esse negócio de religião existe, porque é difícil demais amar e se colocar no lugar de outro ser humano. Religião existe, porque é mais fácil eu ter 10 pares de sapato, enquanto muitos não tem 1 chinelo. Esse negócio de religião existe, porque é mais fácil eu andar sozinho no meu carro (Que possui lugar para 5 pessoas), do que oferecer carona. é mais fácil eu ser religioso, do que eu dividir o meu alimento. Esse negócio de religião existe, porque é mais fácil eu olhar de longe, pré-julgar, do que me aproximar e deixar com que através de minutos, eu reconheça a trajetória e a dificuldade do outro (Outra). Esse negócio de religião existe, porque é trabalhoso demais ser verdadeiro o tempo todo. Escolher a luz enquanto as nossas práticas são vergonhosas, é doloroso.

Esse negócio de religião existe, para não sabermos que temos que visitar os doentes, os presidiários (e seus familiares/visitantes), os órfãos e as viúvas.

Esse negócio de religião existe, para nos desarticular, e não perceber que precisamos um dos outro, nos fazendo pensar que a vida, é um gigantesco sistema de castas.


Samuka.

2 comentários: