terça-feira, 15 de maio de 2012

A criança de Jesus e a criança de Sócrates










Cristo depois de Sócrates ? Sócrates antes de Cristo ?
Divindade, dúvidas e legitimidades a parte, suas influências são notáveis na civilização que estamos.
De Sócrates, nada temos documentado , a não ser aquilo que seu discípulo mais fiel escreveu sobre tal , e mesmo assim, sua existência é discutível. Sócrates , através de Platão , nos faz perceber que, jamais pecamos com o conhecimento de causa, com a reflexão da verdadeira natureza das coisas , da essência da moral e das circunstâncias da vida. Sabemos que Sócrates, andava pra lá e pra cá nas ruas da Grécia , questionando os valores de sua sociedade, demonstrando que , aquilo que muitas vezes temos como alicerce , pode facilmente se desintegrar abaixo de nossos pés , basta somente estarmos dispostos a questionarmos , sermos radicais nas indagações. É de Sócrates a máxima "Só sei que nada sei", pois através disso partia de uma base vazia , para a partir daquilo que se apresentasse como verdade , construir ou desconstruir o conhecimento. Sócrates usava como sabedoria o "por quê ?" .
399 anos após a sua morte, Jesus, nazareno de vivência , nasceu no meio da cultura judaica oriental, questionando os princípios , a política, a autoridade, a sociedade e a cosmovisão daquele povo.
Mesmo o códex de leis morais, sendo primitivo, "olho por olho, dente por dente", fazia todo a cobertura social que a horda religiosa teocrática estava descumprindo.
O que Sócrates e Jesus possuem em comum ?

O dois disseram que deveríamos ser como crianças.

Jesus através do evangelho de São Mateus fala :

" - Em verdade vos digo , se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças , de modo algum entrareis no reino dos céus."

(Mateus 18:3)


Sócrates usava o "por quê?" como filosofia.

Jesus nos manda voltar à infância

Com esses dois ensinamentos, percebo que a humanidade em essência, deve voltar a ser criança, voltar à infância.
Devemos ser como crianças, sinceras e ingênuas, indagando sobre todas as coisas, fazendo com que os pontos de interrogação nos leve ao verdadeiro sentido das coisas.

Façamos de nossa fé, de nossa filosofia ou crença, o ponto de interrogação. E não o ponto final.





Ao som das tecas do teclado. Hoje não tem música.


Samuka

Nenhum comentário:

Postar um comentário