sexta-feira, 22 de julho de 2011

Fora dos Holofotes. (Preso como assaltante)









E o ministério de Jesus foi o ministério, falando assim, no linguajar "gospel", foi o que menos prosperou materialmente. Era um marginal.
Mas uma coisa era certa, se você se encontrasse com ele, sua vida ficaria um pouco diferente, porque as pessoas sempre ficavam diferentes, ficavam com uma percepção diferente do mundo. E se continuavam da mesma maneira, não era por falta de aviso.
E no início de tudo, Jesus sempre teve muitas pessoas junto à ele. Na verdade eram multidões, multidões que o seguiam, multidões que não iam mais ao templo ou a sinagoga ouvir os sermões chatos dos fariseus, escribas e mestres da época.
Os discípulos, não eram só os 12, eram muitos, no mínimo 70. Eram os dele, e os de João, que se juntaram a Jesus. E andavam de um lado para o outro.
Curando, libertando, transformando, amando e firmando relacionamentos e amizades verdadeiras.
E Jesus até chorou por perder seu amigo Lázaro. Jesus era humano. Ele chorou.

Mas enfim, eles o seguiam sem rumo. Eles, Jesus não. Jesus caminhava rumo à morte. Mas isso é outro papo!

Jesus andava rodeado de pessoas, mas estava longe dos holofotes, aliás, ele fugia deles.
Fazia questão de fugir deles.
E sempre quando atingia ( vou usar o vocabulário gospel novamente!) uma vitória, Jesus nunca ia para a "pizzaria" comemorar com seus amigos. Jesus era chato ? Não, na verdade, ele adorava vinho e festas. Seu primeiro milagre cara, foi transforma água em vinho em um casamento.
Jesus quando vencia o diabo, ou o pecado, ou a si mesmo, era pego saindo de mansinho, para procurar um lugar para simplesmente orar!


Ele era assim. Eu imagino ele assim.

Eu imagino Ele chorando, rindo, dançando, festejando, comendo, falando de boca cheia, abraçando sua mãe e seus irmãos (irmãos mesmo, Maria transou depois, fez sexo com seu marido e teve filhos!), brincando, fazendo piada e dormindo...tranquilão.
E se fosse no tempo de hoje, ao contrário de todas as tradições tradicionais cristãs, ele estaria no orkut, no Facebook, comendo Mc Donalds, bebendo uma Heineken ...sei lá. Humano mesmo e depois, seguiria sua viagem.



Voltando aquele tempo, e naquela história, Jesus estava rodeado de pessoas, de todos os tipos. olhe o perfil dos discípulos principais. Doutos? letrados? eruditos ? Cultos ? ....Talvez Judas, o Escariotes, e Mateus, também chamado de Levi. Os dois eram homens inteligentes!
Mas a maioria era pé-rapado mesmo, gente da roça, pescador, gente grossa.
Imagino Pedro falando daquele jeito rude, quando encontrou Jesus, mas depois , quando em sua carta, quando fala "filhinhos", não consigo imaginar! Consigo crer, mas não imaginar.
Jesus educou o cara, não só o salvou!
Jesus transformou gente grossa em pessoas capazes de levarem o "acordo" de Deus com a humanidade! Isso é um milagre.




Bem, e Jesus, quando entrava em seu "Perfil" no "Twitter", percebeu que cada vez mais
, as pessoas estavam deixando de segui-lo. O que estava acontecendo com os seguidores de Jesus ? Estavam se auto-excluindo ?


Eram multidões incontáveis, não só judeus!
Era Maria Madalena, sua mulher e amiga preferida (A Maria de muitos homens!)
Eram no mínimo 70 discípulos.
Eram 12 preferidos.
Eram 3 mais íntimos.

E na última noite, eles estavam dormindo ao invés de estarem com ele orando.




Jesus, aquele que tinha feito muitos milagres, curado multidões, estava sozinho com "Você Sabe Quem !"
Longe dos holofotes, longe de tudo, longe de todos, mas muito perto daquilo que ele veio fazer!



Alguns minutos depois, além de estar longe dos holofotes, quando estava sendo preso, disse:

" Então disse Jesus à multidão: Saístes, como para um ladrão, com espadas e paus para me prender? Todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendestes." (Mateus 26: 55)


E de repente, nesse momento, percebeu que seus seguidores no "Twitter" tinham desaparecido.
O último, o negou 3 vezes! "Twitou" 3 vezes : "Não o conheço!"



Algumas horas depois, após terem batido nele bastante ( fui econômico), colocaram ele em um lugar, pregado por mãos e pés. Bem longe dos holofotes!


E quando todos tinham o abandonado, ao seu lado, havia um camarada na mesma situação, e disse:

"Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino." (Lucas 23:42)

E Jesus, com alegria no coração respondeu :

" Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." (Lucas 23:43)


E naquele mesmo momento, o "Twitter" de Jesus, novamente, voltou a ter 1 seguidor!



Preso como um assaltante.



Longe dos holofotes.



Sem prestígio.



Toda honra a Jesus, o cara que começou o ministério "Underground Cristão"!






Teu irmão,
Samuka!






(Ao som de "Beautiful day - U2")

Nenhum comentário:

Postar um comentário