terça-feira, 1 de outubro de 2013

O Amor Sofre






Não deve ser nada fácil amar pessoas tão ingratas. Não deve ser nada especial ser traído diariamente. Me pego pensando cotidianamente como deve ser se entregar e apanhar por alguém que não dá o mínimo valor. Logicamente, que podemos até fazer algum sacrifício por alguma pessoa, mas esse pequeno sacrifício só acontece mediante algum outro sacrifício. Sacrifícios por gratidão até que acontece de vez em quando, mas “dar a pele” por alguém que não conhecemos ou que nos fez algum mal, é quase que impossível. No mínimo loucura.
Por isso que talvez o evangelho seja “loucura para aqueles que se perdem” , sua essência consiste em amar quem não merece amor, buscar aquele que é ingrato, querer aquele que não quer nada contigo, acreditar enquanto todos desistiram, sofrer enquanto outros sentem prazer, abençoar aqueles que insistem em te humilhar. Isso é loucura demais, mas o evangelho de Cristo é mais ou menos por aí. Não consiste em coisas fáceis. Mas em coisas que custam e comprometem toda a nossa vida, ao ponto de na maioria das veze, nos levar a morte. Olhe para Jesus e para aquilo que sabemos sobre sua vida. O sofrimento lhe acompanha durante todos os seus passos. Não tem nada de maravilhoso nisso, a não ser o resultado. Devemos estar atentos quanto a isso. Ele disse isso para aqueles que o seguiram ( e para aqueles que desistiram também).
Como se não bastasse, Jesus apanha até os dias de hoje. Seu nome é perseguido e maldito. Maldito porque desafia a consciência humana e nos faz repensar nossa conduta e nossos conceitos de vida. Jesus rejeita tudo que é nosso. Nosso orgulho, inveja, maledicência, medo, autoconfiança, religião, maldade, desesperança, preconceito, contratos, desrespeito e injustiças.
E ele rejeita tudo isso pelo o seu amor e entrega. Pelo seu evangelho, graça e morte, nos mostra o exemplo. Nos indica o caminho de perseverança e sacrifício. Pelos outros. Não por nós. E isso é todo diferencial. Jesus sempre pensa no outro e como esse outro é importante para Deus. E faz tudo isso sem esperar um salário ou bonificação.

Jesus sofreu e sofre por amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário