segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

* Peris Harmatias : A História de Um Pai que Matou Seu Filho








" Porquanto, aquilo que a Lei fora incapaz de realizar por estar enfraquecida pela natureza pecaminosa, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do ser humano pecador, como oferta pelo pecado. E, assim, condenou o pecado na carne."

( Romanos 8:3 , Bíblia King James Atualizada)


Sempre se fala da morte de Cristo como se fosse algo simples e natural, dando principalmente aos homens, nesse caso os traidores judeus e os assassinos romanos ( e os omissos discípulos), uma responsabilidade extremamente cruel.
Na maior parte do ensino ou da encenação da expiação pelo sangue e morte de Cristo, o calvário é algo armado e realizado somente por desfechos humanos e naturais.
Certamente que Jesus, cumpriu integralmente a relação de Yahweh, o Deus Todo Poderoso e Suficiente, como o "Verbo que e sempre esteve com Deus mas se fez carne" , e essa missão não foi nada simples, pois o maior mistério está na relação sem pecado desse Verbo que se reduziu ao ser humano.
Deus, ao se identificar com o homem, se relaciona de modo transparente e eficaz, comeu e bebeu, dormiu e acordou, teve desejos e fraquezas, propenso ao frio e ao calor, se fez fraco, e sentiu na pele o que era ser mortal .

Entender que Cristo se fez carne é fácil. Entender essas relativizações que Deus se entregou como Filho e Homo Sapiens, nossa mente consegue absorver e processar, mas o que mais nos alucina é entender quem matou Jesus não foram os romanos. Nem os judeus. Nem a omissão de seus discípulos. Quem foi responsável pela morte Jesus não foi Pilatos, Caifás, Judas ou Barrabás. Quem foi responsável pela morte de Jesus foi Seu Pai.

Deus matou Jesus !

Deus enviou Seu Filho para a morte. Deus matou Seu Filho para que a morte, o pecado e o inferno saciasse sua fome, e entendesse que nós, todos aqueles que quisessem ser salvos e redimidos alcançassem em através de Cristo o livramento. Deus ofereceu tudo o que tinha. O melhor que tinha para mostrar para todos e tudo que o Seu amor não é apenas uma palavra, mas é uma posição que não muda e que não pode ser relativizada por instituições ou dogmalismos.

Deus afrontou uma eternidade de perdição e sofrimento , como sofrimento de Seu Filho em uma cruz suja feita para um criminoso. Deus não preparou somente a um útero para Jesus, Deus preparou cada chicote, cada cusparada, cada insulto, cada esbofeteada, cada prego, cada espinho de sua coroa e uma cruz desumana para Seu Filho. Deus preparou a morte de Jesus. Uma morte sofrida e humilhante, para que o Pecado não reclamasse de nada, e assim como Adão permitiu a separação espiritual, Jesus se fez o reconciliador , e conduziu essa conexão com sangue e morte

Temos que entender, de uma vez por todas que Deus matou Jesus por amor de nossas vidas, mas principalmente, por que Ele sabe o que nos espera se continuássemos na morte e na perdição.
Não há salvação na caridade (mesmo tendo que realizá-la), nem na nossa justiça ou na nossa boa educação. Se fosse assim, Deus não insistiria desesperadamente em nos salvar, transformando algo que faz parte da Eternidade e do Eterno (de si mesmo) em um pedaço de carne.

Deus nos chamou em Cristo, não para que andássemos na exigência da Lei, da Natureza Carnal ou do Mundo (não estou falando aqui de estilo musical ou de estilo de roupa), mas Deus nos chamou para a liberdade, para que não ficássemos debaixo da dívida dos padrões que assolam o mundo, que levam a humanidade a morte espiritual, fazendo-nos zumbis, corpos que andam de lá para cá sem perspectiva nenhuma de nada.
Deus nos chama para a eternidade, nos chama dessa vida ilusória para algo mais significante e duradouro.
Fomos reduzidos a inutilidade pelo Pecado e pela Morte, mas Deus nos chamou para Esperança em Cristo,e n'Ele, fomos resgatados. Resgatados não como que por uma boia, pois estávamos mortos no fundo do Oceano, e nenhuma boia ou resgate paliativo seria o suficiente para nos resgatar.


Por isso, Deus matou Jesus, o Pai, matou Seu Filho. Seu único Filho sem pecado.
Aquele que não merecia a morte, foi entregue como o que mais merecesse.

Que Deus nos faço entender isso.


Samuka






* "Peris Harmatias" é uma expressão em grego contida na Septuaginta que significa "Oferta para o pecado", traduzida literalmente do termo Hebraico "Hatta'th" Na maioria das traduçõe