segunda-feira, 8 de julho de 2013

Deus Não-Ecológico x Deus Ecológico






Deus não ecológico

Faz muito tempo que o Antigo Testamento não tem mais correspondido a minha ânsia por Deus. A princípio, acho que as formas como IAHWHE se manifestava para o povo judaico nunca me foi de grande importância, e por isso, mais do que nunca, nesse momento, as ignorâncias do deus do Pentateuco já me encheram o saco de tal forma, a ponto de eu direcionar a minha atenção somente para o Novo Testamento (à moda Tolstoi).

As transgressões do deus de Israel chegaram ao limite, no momento em que, lendo os 10 mandamentos percebi que esse mesmo deus, é um deus que se preocupa demais com os pecados do homem (e da mulher) e se arrepia com a mais derradeira ideia de ser traído pelo seu povo (e ele devorava todo mundo no fogo). Um deus estúpido. E além de ser um deus estúpido, ignorante e raivoso, nesse seus mandamentos, esqueceu do mandamento número 11: Não danificarás a natureza !

Como que a vida pode ser possível sem um deus que não fala a respeito da natureza para o homem e a mulher ? Como que a sensibilização ocorrerá no homem e na mulher sem uma conscientização por parte de deus ?

Onde se viu um deus que se preocupa demais consigo mesmo e com os erros dos outros, e não se preocupa com a fauna e a flora ? Um deus que não se preocupa com a natureza ? Onde já se viu ? Um deus que não se preocupa com a ecologia (ecologia social, natura, conservacionismo e preservacionismo), com o meio ambiente, com os biomas e com os ecossistemas é um deus que não me representa !


Deus Ecológico

“Olhem para os passarinhos do céu, que nem plantam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros; e o Pai de vocês celestial lhes dá comida. (...) Olhem para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; “
(Boas Novas de São Mateus 6 : 26a e depois o 28b)


Jesus falou isso abertamente aos seus discípulos. Olhem os passarinhos, olhem os lírios. Um tapa na cara do deus ignóbil do Antigo Testamento. Jesus, um Deus com responsabilidade ecológica e percepção orgânica. Um Deus que entende o impacto antrópico que surgiu no mundo quando as primeiras comunidades primitivas do Neolítico passaram por suas “revoluções” de técnicas (sedentarismo pela agricultura, pecuária, construções sistemáticas de habitações), e isso, desviou rios, resultou no surgimento de desertos, extração de metais, desaparecimento de grande parte da fauna e flora.

Jesus era sensível demais a isso, e fez os seus refletirem sobre isso. Hoje, mais do que nunca, precisamos disso. Precisamos de um Deus, que nos mostre respeito aos animais e plantas, que nos faça pensar que a natureza, está ligada em nós. Que a natureza está em nós e nós nela. Que não viemos dela, pois na verdade, nunca saímos dela. Nossa vida, está ligada às marés, que estão ligadas à luas, que estão ligadas às estações, que definem a vida da fauna e da flora, que oxigenam os biomas e os ecossistemas, e que regulam a nossa exitência.

Esse Deus que aponta para a natureza, me representa!

Esse Deus, é a base da minha espiritualidade. Esse Deus é Jesus ! Libertador dos oprimidos e dos opressores ! Aquele que zela por todos seres, pois criou todos eles, e um dia, restaurará todas as coisas.


Na resistência,

Samuka.