quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Quem Aqui Quer Um Profeta ?










No livro de Juízes, um dos livros históricos bíblicos, é relatado que o Espírito de Deus se "apossava" de Sansão.
E outras palavras, Sansão "encorporava" Deus !

Foda demais isso não acha ?

Eu acho.

Chego a imaginar a cena. Como se fosse um filme hollywoodiano, onde Sansão fosse uma espécie de mercenário israelita, com a força de "Hulk".

Sansão, tomado por Deus, quebrando tudo, despedaçando tudo.

De igual forma, muitos homens foram usados de forma destruidora por Deus. Reis, pastores(literalmente), juízes, patriarcas e etc.

Mas Deus , em especial, usava de forma predileta seres sobrenaturais e loucos chamados profetas.

Profeta, é todo aquele chamado por Deus, de forma radical, para cumprir em tempo determinado ou indeterminado, certas tarefas onde homens "comuns" nunca fariam. Em poucas palavras , o profeta era um cara fora da lei, um marginal.


Dentre os mesmos, há demasiados jeitos e modos que os profetas agiram em prol do Reino revelado através da Palavra de Deus, chamada tecnicamente de profecia.

O grande problema é que, hoje , a visão que se tem de "profeta" é totalmente distorcida, pois, o profeta, não é um poeta ou um palestrante, ele não usa palavra de autoajuda e nem muito menos ironias. O profeta, é direto, não é subjetivo, pois nele está, a direção contestadora de Deus em direção aos homens e mulheres.

O profeta, didaticamente falando, empresta a "boca" para Deus, e fala, conforme está no coração de Deus.

Pode parecer doideira, mas é assim que se detecta um profeta.


Um profeta, é um inimigo político. Vários foram os homens que foram perseguidos por líderes e autoridades contemporâneos seus, por causa que nessas figuras peculiares, a verdade (segundo a ótica de Deus)emanava constantemente.

Muitos foram perseguidos por tentarem agradar a Deus e desagradarem a visão cultural e legal de determinado povo.

Mas onde está o "romantismo" do profeta ? Onde está a real importância da existência de um profeta para Deus e para o povo ?


No livro do profeta Amós, capítulo 3 versículo 7, o relato é claro : "Certamente que o Senhor não fará coisa alguma, sem antes ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas."

Deus, tem uma paixão por esses caras, porque eles são audaciosos e possuem neles, contida, a direção divina. Os profetas, são os homens ou as mulheres que levarão em si os "trilhos" para o trem andar corretamente.

Isso é muito interessante e angustiante, porque um profeta, é a prova de que Deus ainda fala, de que o Reino ainda está vivo e de que a humanidade pode se sintonizar com Deus.

O lado doido e insano do profeta, ou da profetiza, é que geralmente sempre há um atrito entre Deus e o meio em que o mesmo vive, e o profeta, jamais tenderá para o lado contrário á Deus. Nunca. Mesmo que sofra, mesmo que morra. Mesmo que que seja trucidado.

O profeta é um homem de Deus. Mas também é um inimigo político, um cara mal quisto, aquele cara que estraga a festa...

O profeta é o mal necessário.

O profeta é a última resistência quando todos se dobram `a Babilônia.



Quem aqui quer um profeta ?





Samuka.




(Ao som de "Rodox - Tres Reis")

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Politicamente Incorreto








Nesse instante penso nos profetas. Em todos eles. João Batista, Daniel, Moisés, Samuel, Elias ...
Cambada de doidos, direcionados na visão , deixados a deriva e a margem da sociedade, inimigos do estado, do rei e de quem quer fosse contrário a vontade de Deus.

Insanos.


Como se projetar da mesma maneira ? Como fazer a minha vida válida na mão de Deus ao ponto de eu não ser digno mais desse mundo (Hebreus 11:38), e esse mundo não ser digno de mim.


Foram apedrejados, humilhados, ultrajados, mal-quistos, sempre tidos como rebeldes, mas estavam sempre do lado de Deus. Errantes pelos desertos, passados na espada...só morte bonita.

Suas vidas não deram muito "certo". Mas conseguiram uma morte digna, conseguiram ser capazes de bagunçar as coisas em prol do Reino.


Quem dera ter minha cabeça colocada em prato por falar verdades para um rei. João Batista é meu ídolo !


Profetas bíblicos sem "papas na língua". Objetivo certo, sempre tentando estabelecer a vontade de Deus, mesmo que isso custasse caro . Mesmo que custasse eles mesmos.

Uns comiam gafanhotos, outros não bebiam vinho, outros alimentados por corvos, outros não cortavam os cabelos, outros se vestiam de pele de camelo, outros eram vegetarianos, mas todos incomodaram muita gente, dedicavam a sua vida para a loucura que é a palavra de Deus.


Nada de nível raso, nada de meio termo, nada de religião. Devoção pura. Devoção sem firúla. Enfrentavam reis, autoridades, exércitos, sacerdotes e quem quer fosse, pois a certeza de andarem no caminho certo, sem ter certeza visível disso era maior do que qualquer coisa.


Nada tinha mais valor do que encontrar na morte, o selo da verdadeira identidade fiel.

Nesse momento penso em Samuel, João Batista, Isaías, Oséias, Balaão, Enos, Abel, Abede-Nego, Apolo, Estevão....


Homens loucos...



Samuka.







(Ao som de "Deserto - DoYouLike ?" )



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vida Humana : Divina e Animal









"A existência apenas do animal, no homem, não é a vida humana. A vida, somente segundo a vontade de Deus, tampouco é a vida humana. A vida humana é o conjunto da vida divina e da vida animal e, quanto mais este conjunto se aproxima da vida divina , mais é vida."






(León Tolstói - O Reino de Deus Está em Vós ou O Cristianismo Apresentado não como uma doutrina mística mas como uma moral nova )

A Maior Traição Que Fizemos Com Jesus








"A realidade imediata , entretanto , é que a revelação de Jesus não deveria se tornar uma religião . Todas as religiões levam à guerra, mas a Palavra de Deus não é uma religião, e a mais séria de todas as traições foi transformá-la em uma. "







(Jacques Ellul - Anarquia e Cristianismo )

Mas, O Socialismo ?










" "A lógica de nossa fé nos conduz a inventar uma sociedade em que as relações humanas serão de acordo mútuo". É claro que isto é , para hoje , um engajamento concreto de nosso serviço de caridade e de justiça ; o importante é que a fé permaneça atenta a todas as alienações e a todas as injustiças . Assim sendo , será em nome da fé que devemos levar até o socialismo a exigência de libertação e de salvação , que é o sentido profundo da Encarnação do Senhor. "






(Socialismo e Cristianismo - Jean cardonnel, Raymond Domergue, Jean Bonneville, Hervé Chaigne e Michel Poirier)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mente Iluminada








"Assim, a pessoa que realmente ama a Deus, que trabalha sob o senhorio de Cristo, pode escrever sua poesia, compor música, confeccionar instrumentos musicais, esculpir estátuas, pintar telas - mesmo que ninguém jamais veja. Ela sabe que Deus vê."




(Francis A. Schaeffer)

O Deus Libertador Me Moldando Para Ser Libertador Também









De repente, o aspirante a príncipe se de por conta que fazia parte do povo escravo. Ele saiu e se viu naquele povo. Se viu igual, semelhante, parecido, tal qual ...
Percebeu que era irmão daqueles que eram assolados e vitimados pelas esquizofrenias reais-faraônicas.

Como ele descobriu eu não sei, mas a casa dele caiu (Êxodo 2 : 11).

O príncipe, o participante da mesa de Faraó, era hebreu, era vulgar, era escravo. E mesmo sendo "boa-vida", ele se sentiu surrado, maltratado do mesmo jeito e maneira que viu os outros sendo maltratados e vilipendiados.

Ele foi tomado de revolta. Ele se deu por conta que não era egípcio, ele era hebreu.

Ele sentiu tanta ao tomar a sua identidade hebreia, que matou um egípcio. E sabendo que pessoas souberam disso, ele fugiu temendo faraó. Ele fugiu porque não era mais, egípcio, ele era algo novo.

Moisés fugiu para o deserto.

Moisés casou com uma linda mulher.

Moisés tinha um sogro rico.

Mas faltava algo, e Deus completou a obra.

Deus se manifestou a Moisés e disse que, Ele era o Grande "Eu Sou", Deus libertador e que ele, moisés, seria de tal forma o libertador do povo escravo. Ele seria libertador dos seus irmãos.

Deus mostrou a Moisés que a terra era Santa. E essa terra santa não estava sendo usada pelo povo, para viverem , para adorá-lo , pois o povo estava preso em um sistema desleal e violento.

Moisés foi promovido a libertador.

De igual forma, passamos por esse processo, Deus nos mostra que , somos libertadores e que devemos libertar as pessoas dos planos do Egito, da ideia que nega o REINO.

Do mesmo jeito, Deus fala conosco no deserto, nos desmonta por inteiros, nos abala estruturalmente e faz com que percebamos, que somos irmãos daqueles que estão presos e algemados pelo faraó moderno.

Deus quer nos tornar seres libertadores, capazes de libertar de forma completa a nós e aos outros, nossos irmãos.

Só temos que deixar com que o Deus Libertador, Nos use de igual modo como usou Moisés




Samuka

terça-feira, 7 de agosto de 2012

A Queixada de Jumento










"E achou uma queixada fresca de um jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens. "

(Juízes 15:15)


No ridículo, segundo o entendimento humano, está o querer de Deus. Nas coisas mais inúteis Deus se faz presente e executa o Seu propósito. Não é uma questão minha, é uma questão de Deus. Sempre foi assim e sempre será.
Deus usa exatamente as coisas que não tem força, que aparentemente não tem "futuro". Mas onde o homem e a mulher veem desprezo, Deus vê glória.

No trecho profético e bíblico acima, narra a história de um camarada muito forte e muito destemido chamado Sansão. Esse Sansão era um cara com uma força descomunal e destruidora, capaz de trazer a ruína exércitos treinados e capacitados.
Certa vez, desarmado e aparentemente sem saída, esse sansão enfrentou um bando de soldados loucos e sanguinários somente com uma queixada fresca de jumento. Exatamente. Sansão olhou para os lados, e se viu totalmente emerso em um ambiente de batalha que se formou de forma rápida e eficaz. Uma cilada. Nessa tocaia, Sansão teve como saída, usar como armamento bélico, uma mandíbula de burro, que por algum motivo estava prestes a entrar em ponto de deterioramento.
Com essa queixada, Sansão fez misérias. Destruiu uma camanga de gente bem armada, bem preparada, obstinada e furiosa.


De igual modo, Deus nos usa.

Sansão, exemplificando, seria Deus. A queixada de jumento, sou eu. O exército adversário, é a montanha , o obstáculo e a vitória, o objetivo de Deus para mim, segundo o Seu Reino e vontade.

E Deus, muito louco e muito doido, faz assim. Me usa, mesmo eu não prestando para nada, para atingir objetivos para Ele, para os meus e para mim. Há uma teia de consequências quando a vontade do Deus libertador se faz real.
Mesmo que essa vontade, conte com a minha participação.

Quem sempre será lembrado, é Deus. A queixada, nesse caso eu, sou só um coadjuvante. Mas mesmo assim, eu prefiro ser uma queixada, uma mandíbula fétida e sem vida, sendo significada pela mão de Deus .



Samuka


(Ao som de : Project 46 - Se Quiser )